CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »
Use o seu pincel e suas tintas pinte seu paraíso e depois entre nele.Acredite na beleza dos seus sonhos e na sua capacidade de realizá-los!”


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O tão temido Umbigo....

Hoje durante o almoço, estava a conversar com uma amiga que está prestes a dar a luz a uma linda garotinha... e relembramos esta tão linda fase que é a gestação.... para nós duas foi uma delícia do ínicio ao fim pois tivemos pouquissímos enjoôs e muita muita disposição neste período.... sem contar que a pele e o cabelo eram maravilhosos sem nenhum esforço....uma verdadeira delícia....

Até que entramos no assunto: "Cuidados com o RN". Como estou há alguns poucos meses em sua frente ele estava á me pedir algumas dicas e tirar algumas dúvidas, não que eu seja uma expert no assunto, mas como já disse estou há alguns meses a sua frente então algumas coisas já passei... as primeiras dúvidas foram a cerca da amamenteção (que vai render um post lindo em um futuro bem breve), mas o que mais me chamou a atenção foi o grande desespero que a toma quando o assunto é "cuidados com o coto umbilical (Umbigo)"....... Sabe que nunca parei pra pensar que as mamães teriam tamanha dificuldade e preocupação com isso, talvez a minha profissão tenha me auxilado nesse sentido e me fez agir com muita naturalidade nessa situação, pois para mim foi tão simples como trocar uma fralda... mas percebi nesta conversa que não é assim com todas....

Acredito que como minha amiga muitas outras mamães tenham muitas dúvidas e um verdadeiro pânico só de pensar nos cuidados com o coto umbilical... Então resolvi colocar algumas dicas aqui e quem sabe ajudar quem está precisando neste momento, ou vai precisar em breve....

  • Em primeiro lugar, o bebê não sente dor no coto umbilical, então pode mecher com ele sem se preocupar;
  • O Coto é muito mais feio do que na realidade é;
  • Não tem dia certo pra "cair" ( se desgrudar do corpo, deixando a cicatriz umbilical), normalmente caí entre 7 e 15 dias, mas pode cair antes ou demorar um pouquinho mais;
  • Não precisa puxar para desgrudá-lo, ele cai naturalmente;
  • Deve-se limpar como ao restante do corpo do bebê, ou seja, na hora do banho pode molhar sem problemas é só depois secar direitinho; 
  • Para limpá-lo deve-se usar somente alcool a 70% (isso não significa que não pode molhar), normalmente depois do banho passa uma gaze embebida em álcool a 70%;
  • Não precisa e nem deve colocar qualquer outra coisa que não seja álcool, como por exemplo: borra de café, banha de galinha, arruda ou moedas, isso são só mais algumas crendices populares;
  • Também não se deve usar aquelas faixas, pois já foi compravado que elas não trazem benefício nenhum para o coto, e coprimem o abdômem do bebê podendo prejudicar o seu funcionamento e ocasionando cólicas;
  • Depois que cair deve continuar limpando com álcool a 70% por pelo menos uma semana, pois nesse período a cicatriza umbilical (umbigo) vai soltar uma secreçãozinha.
Enfim acho que é isso..... Se alguém mais tiver alguma dica ou fez algo diferente que também deu certo, por favor compartilhe com nós.....

Esse fim e semana terá novidades...


Bjinhossssssssssssssssssssssssss

0 comentários: