CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »
Use o seu pincel e suas tintas pinte seu paraíso e depois entre nele.Acredite na beleza dos seus sonhos e na sua capacidade de realizá-los!”


sábado, 30 de julho de 2011

O que quero que meu filho saiba...

Olá Pessoal,


Essa semana observando as mudanças que consigo ver no Rafa principalmente em sua personalidade, me questionei inúmeras vezes qual a maneira correta ou melhor maneira para se educar uma criança, e se querem saber não consegui chegar a conclusão nenhuma, afinal se fosse fácil assim já existiriam várias receitas. Existem diversas fórmulas e dicas de como melhor proceder com um filho quando o assunto é educação, conversa, castigos, restrições, amor, carinho... mas na verdade nenhuma delas lhe diz exatamente o que fazer, e se existisse, perderia a graça ser mãe. Conversando hoje com uma grande amiga, que também tem um bebê pequeno, vi que ela também tem as mesmas dúvidas que eu... Afinal, estamos certas ou não???? Boa pergunta, não é mesmo Karla??? Agora aqui quietinha com meus botões, cheguei a conclusão de que não está em questão a maneira de como educá-lo e sim o que quero que ele saiba... a acreditem isso muda muita coisa... Pois agora posso dizer seguramente que estou muito orgulhosa de mim mesma por estar acertando...

Há alguns segundos átras vendo o Rafael dormindo com a tranquilidade de um anjinho, com as mãos juntas e a respiração lenta, pensei que cabe a nós, pais Rico e Tati, ensinar a ele tudo o que aprendemos de bom e de ruim também e assim, ajudar na formação do seu caráter. Penso na minha enorme responsabilidade como mãe e não me assusto. Apenas constato que grande parte do processo de torná-lo um grande homem, cabe a mim. Simplesmente por ser sua mãe...

E muitas vezes com meus diálogos internos, listo mentalmente todas as coisas que desejo que ele saiba, conheça, evite e  persiga. Talvez eu também lhe passe alguns dos meus erros, mas ainda assim, servirão de aprendizado. Afinal, todo mundo aprende com a mãe algo que quer evitar fazer com o próprio filho, não é verdade??

De todas as coisas, algumas para mim são fundamentais. Eu quero que ele possa conheçer todas as realidades, e não apenas o seu mundinho de conforto e faz de conta. Que ele aprenda que humildade faz mais bem aos olhos do que um rosto bonito e que beleza mesmo, é aquela que vem do coração e dispensa artifícios, caras e bocas. Que ele entenda que errar faz parte do aprendizado e que todo tombo leva a novos passos. Que há apenas um caminho correto, mas que se ele algum dia escolher o errado, tenha a certeza de que sempre pode dar a meia volta e voltar. Que nunca lhe faltará um abraço como consolo, um beijo de boa noite, um bom dia ou uma benção para começar bem cada manhã. Que meu amor pode até sufocar, mas nunca será demais, porque amor de mãe é o único sentimento que sabemos que nunca irá acabar. Mudar, sim. Muda sempre para maior, para melhor. Que ele entenda que meus puxões de orelha, minhas broncas, nossos desacordos têm como única finalidade o seu querer bem e que nem sempre é amigo aquele que te empurra para uma direção qualquer. Quero também que seja educado e solidário com todos, saiba ser simpático com o maior número de pessoas que puder e que dispense seu amor somente a quem merecer. Quero, mais ainda, que ele saiba dizer não. Porque aceitar e concordar é fácil. Difícil é bancar uma opinião contrária àquela que o mundo dita. Que suas crenças e valores estejam acima de qualquer moda, grupo ou falsos ideais. Que Deus seja o centro da sua vida, independente da religião que ele decidir seguir. Que tenha plena consciência que a família será sempre seu porto-seguro, seu braço forte, seu ouvido companheiro. Sempre, por todas e a qualquer hora. E, sobretudo, quero que ele nunca se esqueça do que é amor próprio. Porque o dia em que ele deixar de se amar, o dia em que ele colocar qualquer outra pessoa num pedestal e tiver que olhar para cima ao invés de lhe olhar nos olhos, será o fim de todas as coisas boas que ele construiu por toda uma vida. E se ele não se amar, se respeitar e souber se impor, nenhuma dessas qualidades se sobressairá. Ao contrário: quando a gente demonstra que ama mais alguém do que a si mesmo, dá também a falsa impressão de que não merece o amor deste que foi colocado, um dia, como prioridade em sua vida. Cautela, sempre. Um pé após o outro. Passos lentos e sem parar.

Com certeza eu esqueci de um monte de outras coisas úteis a lhe ensinar. Mas certeza que ainda vou lembrar. Cada vez que olhar aquele sorriso, aqueles olhinhos, que tiver que pegar em sua mão para que ele dê seus primeiros passos, certeza que ainda aprenderei um tanto de outras coisas.

Acho que a verdade é essa. Aprendo mais sendo sua mãe do que ouso um dia lhe ensinar.

Como é mágica e linda a maternidade, como é sublime e uma grande responsabilidade ter um ser em nossas mãos para o ensinar tudo sobre a vida. Somente peço a Deus que me dê a sabedoria necessária para cumprir com êxito essa tarefa que me foi confiada e que possa me orgulhar ainda mais do resultado final.

Que Deus esteja pertinho de vocês em cada segundinho deste fim de semana.

Beijos carinhosos,

Tati Ramos Notari

2 comentários:

Chris Macedo

nossa Tati....que lindo ....em cada palavrinha escrita nessa postagem dá pra sentir tanto amor.....
vc me emocionou...
Maternidade é uma benção!
tb acredito aprender muito mais do que tenho a ensinar ao meu pimpolho....
Que Deus nos dê sabedoria sempre, e que Ele esteja sempre no controle da nossa vida.....
bjinhos

Kelly + Rubison = Victor Henrique

Olá Tatiiiii querida!!!!

Ser mãe é maravilhoso.....mais as dúvidas, as incertezas, as preocupações....isso nos rondam a cada instante.
Eu me culpo muito por não estar perto do Victor, por não ter aproveitado a melhor fase dele, por ter perdido a primeira fala, o primeiro passo.....é difícil demais.


Por isso que quero achar algo que consiga dedicar metade do meu tempo ao Victor.....e isso tem me tirado o sono.

Nos falamos mais....e seu blog está cada dia mais lindo.....

Beijos

Kelly